Governo Municipal de Exu adere ao Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar do SEBRAE

Com adesão realizada pelo prefeito, Raimundinho Saraiva, o município de Exu agora integra o Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar.  Idealizado pelo Sebrae em Pernambuco, através da Unidade no Sertão do Araripe, o projeto que será implementado em uma parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Exu com as secretarias municipais de Educação e de Agricultura,  visando utilizar os recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para promover o desenvolvimento local sustentável e garantir uma alimentação saudável ao estudantes.

De acordo com a Lei nº 11.947/2009, “do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”.

O Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar incentiva a aquisição de gêneros alimentícios saudáveis, produzidos localmente, de preferência pelos agricultores familiares, bem como incentiva a aquisição de outras variedades de gêneros alimentícios com empresas locais e regionais.Ao comprar dos pequenos agricultores o município incentiva o desenvolvimento sustentável gerando maior renda e acesso a inclusão social e econômica da população.

O projeto ainda contempla a capacitação de gestores públicos, orientando na utilização dos recursos repassados pelo Governo Federal, por meio do FNDE. O Sebrae realiza o levantamento de informações dos municípios envolvidos; sensibiliza os atores do projeto; cria e/ou adapta os instrumentos/documentos a serem utilizados durante a aplicação do projeto; divulga as ações do projeto; capacita; monitora, e acompanha as execuções das etapas.